Albuquerque's Lab

PESQUISADORES

Coordenador

Ulysses Paulino de Albuquerque

Sou professor titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco. Tenho interesse em compreender todas as dimensões e efeitos das relações humanas com a natureza, por isso minha abordagem é interdisciplinar. Meus interesses de pesquisa envolvem antropologia, psicologia evolutiva, evolução cultural, ecologia do comportamento humano, etnobiologia, ecologia humana, ecologia e evolução. Tento entender como coevoluímos com o meio ambiente e outras espécies. É por isso que exploro como a mente humana foi evolutivamente moldada para lidar com a complexidade do mundo em que vivemos, bem como todos os processos associados à transmissão e armazenamento (memória) de informações e estratégias de exploração e gestão de recursos naturais. Também estou interessado na evolução da ciência e cienciometria,  bem como evolução cognitiva e cultural na espécie humana.

 

Curriculum Vitae:

Estudantes de doutorado

Daniel Carvalho Pires de Sousa

WhatsApp Image 2021-08-13 at 11.40.09 - Daniel Carvalho Pires de Sousa.jpeg

Graduado em Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre e agora doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza, também da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, estudo o comportamento adaptativo humano de compartilhamento de informações utilizando o modelo de pesquisa do núcleo estrutural de conhecimento sobre plantas medicinais e sistemas médicos locais.

Joelson Moreno B. de Moura 

WhatsApp Image 2021-08-12 at 13.47.43 - Joelson Moura.jpeg

Possui graduação em Ciências Biológicas (2016), mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza (2018), e atualmente é doutorando pelo mesmo programa na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem como interesse científico a compreensão dos processos que contribuíram para a evolução da mente humana. Para isso, trabalha na perspectiva da etnobiologia evolutiva que aborda a influência do passado evolutivo sobre o comportamento humano atual e como isso reflete na relação entre as pessoas e seus ambientes.

Risoneide Henriques da Silva

WhatsApp Image 2021-06-01 at 15.58.37 - Risoneide Henriques.jpeg

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é doutoranda em Etnobiologia e Conservação da Natureza-UFRPE, e pesquisadora associada do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Está interessada em entender como a mente humana evoluiu e atualmente opera para resolver diferentes desafios ambientais, e como isso ajuda a explicar o comportamento humano em relação à biota.

Janilo Italo Melo Dantas

IMG_1154 - Janilo Italo.jpg

Possuo Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL e Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Atualmente sou aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Meu principal interesse de pesquisa é a Etnobiologia Evolutiva. Atualmente meus esforços científicos buscam compreender quais fatores associados a transmissão de informações culturais influenciam um maior/menor estabelecimento de mutações e de traços bioculturais mal adaptados em sistemas médicos locais.

Bruno Melo de Sousa

4acd5505-69ab-47e3-afab-cbea83b9ad65 - Bruno Melo.jfif

Graduado em Ciências biológicas, Especialista em Etnobiologia e Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, Doutorando em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem por interesse analisar e determinar os fatores sociais, econômicos e ambientais que estruturam o conhecimento e/ou uso dos recursos medicinais pelas populações humanas.

Edwine Soares

ba4c81aa-733c-423f-9cb7-51b24d91b08a.jpg

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza – UFRPE. Atualmente é doutoranda no mesmo programa e instituição. Tem como principal interesse científico a compreensão de como os aspectos cognitivos podem influenciar o comportamento humano e para entender isso, trabalha utilizando o cenário teórico da etnobiologia evolutiva, principalmente com abordagens envolvendo evolução cultural e memória adaptativa.

Mirela Natália Santos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada ao Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA - UFPE). Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem interesse em compreender os processos que modulam a relação entre pessoas e o uso dos recursos naturais. 

Aníbal da Silva Cantalice

WhatsApp Image 2021-08-13 at 09.41.52 - Aníbal Silva Cantalice.jpeg

Sou graduado em Ciências Biológicas e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente estou realizando minha pesquisa de doutorado no programa de Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Sócio-ecológicos (LEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Meus principais interesses de pesquisa são: (a) compreender os drivers ambientais e socioeconômicas influenciam na seleção de espécies úteis na Caatinga; (b) compreender como os drivers influenciam nas diversidades beta e taxonômica em macroescala.

Marcela Maria Albuquerque Silva

IMG-20191021-WA0030 - Marcela Albuquerque.jpg

Engenheira florestal pela UFRPE (2015) e mestre em Produção vegetal pela mesma instituição (2020). Trabalhou com bioquímica da madeira e fisiologia de plantas nativas e cultivadas no semiárido. Atualmente é doutoranda em Biologia vegetal (UFPE), atuando na linha de pesquisa em Ecologia e conservação, com ênfase na fitoquímica de plantas de uso medicinal da Caatinga.

Jorge Izaquiel Alves de Siqueira

105499376_1776070112533609_427899774873107245_o - Jorge Siqueira.jpg

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Piauí/2019), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse pelas áreas de etnobiologia e ensino, etnobiologia evolutiva, com especial interesse sobre fatores envolvidos na estruturação e evolução de sistemas médicos locais.

Estudantes de mestrado
IMG_20210617_172322_698 - Leticia Dominicini Elias.jpg

Letícia Elias

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é mestranda em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com experiência nas áreas de Morfologia e Anatomia Vegetal. O meu interesse está centrado nas relações dos seres humanos com plantas medicinais, mais especificamente em avaliar se atributos morfoanatômicos explicam a preferência de uso de plantas medicinais.

Estudantes de graduação 

Clara de Assis Andrade

Graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora de Iniciação Cientifica do estudo "Políticas Públicas, Situação de Segurança Alimentar de Agricultores Familiares e Covid-19: Um Estudo Transversal em Municípios do Rio Grande do Norte".

Danilo Vicente Oliveira 

IMG_20210812_103240_844 - Danilo Oliveira.jpg

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente graduando-se em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atualmente, estou interessado em macroecologia, o estudo da interação de pessoas com sistemas socioecológicos e culturais, e em ciências de dados aplicadas à ecologia.

Carlos Vinícius Silveira da Cunha Melo

ee10378e-2aad-47d6-87ea-73876f209dcf.jpg

Estudante de graduação em Ciências Biológicas Bacharelado na Universidade Federal de Pernambuco. Há quatro anos sou estagiário do Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA). Ao longo desse tempo, venho desenvolvendo pesquisas na área da Etnobiologia, mais especificamente estudos investigando a percepção de moradores de comunidades locais acerca dos riscos que podem comprometer a sua capacidade de lidar com problemas relacionados a alimentação, saúde, educação e lazer.

Valdir Moura Júnior

2bbebe6b-3419-4ade-9906-3b7fa3fb105d.jpg

Valdir é graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente seu trabalho é focado na percepção de comunidades rurais do semiárido sobre os riscos que as mudanças no clima podem causar a saúde humana, e como essas comunidades se adaptam a esses riscos.

Karoline Juliana Costa da Silva

20200228_091548_0CORTADA - Karoline Juliana.jpg

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com ênfase em Meio Ambiente e Biodiversidade. Atualmente sou graduanda em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde também faço parte do PET AgroEnergia. Tenho como principal interesse de pesquisa a investigação e análise da inter-relação entre o ser humano e os recursos vegetais em florestas tropicais secas nas mídias sociais.

Antônio Carlos do Nascimento Mendonça

PicsArt_08-12-06.48.17 - Tonny Nascimento.jpg

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tem como área de estudo entender como o interesse público sobre mamíferos é influenciado pelas de mídias sociais e como essa influência pode ser utilizada para auxiliar e potencializar a conversação da fauna.

Yasmim Antonino Costa dos Santos

IMG_20201223_131453317_BURST000_COVER_TOP - Yasmim Costa.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem como interesse de pesquisa entender os fatores psicológicos e culturais que influenciam no interesse dos humanos por determinada espécie animal, e suas implicações para as estratégias de conservação das espécies.

Maria Vittória Alves de Santana

IMG_20210720_120430_391 - Maria Vittoria.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, tenho como área de interesse a biologia vegetal, com inclinação para ecologia e conservação das espécies. Minha área de pesquisa envolve a interpretação da percepção pública sobre a caatinga.

Fábio Antônio Mota Fonseca da Silva

WhatsApp Image 2021-08-11 at 4.20.30 PM - Fábio Mastre.jpeg

Graduando em Geografia na UFPE. Minha pesquisa procura entender a percepção pública sobre os efeitos das mudanças climáticas e ambientais como fatores que podem levar ao surgimento de novas pandemias.